terça-feira, 15 de março de 2011

o barquinho vai...

... a tardinha cai!!!
e não é que ficou todo bossa esse barquinho mesmo!!!
Aqui está a terceira parte desse SAL sobre o verão... achei que nada melhor que João Gilberto pra acompanhar meu barquinho!!!

"dia de luz... festa de sol
e o barquinho a deslizar no macio azul do mar!
tudo é verão... o amor se faz
num barquinho pelo mar! ...




...o barquinho vai,
a tardinha cai,
o barquinho vai."

Não queria me estender na postagem mas ontem li um artigo do Frei Betto e como há alguns dias andamos falando de livros por aqui, não resisti em dividir com vocês!
O artigo se chama Meio Pão e Um Livro [vou resumir tá, assim não as chateio tanto assim!]

Não só de pão vive o homem. Eu, se tivesse fome e estivesse abandonado na rua, não pediria um pão, pediria meio pão e um livro. Critico violentamente os que falam apenas de reivindicações econômicas, sem jamais ressaltar as culturais, que os povos pedem aos gritos.
Lamento muito mais por um homem que deseja saber e não pode, do que um faminto. Este aplaca a fome com um pedaço de pão ou algumas frutas. Mas o homem que tem ânsia de saber e não possui os meios, sofre uma profunda agonia, porque são livros, livros, muitos livros, de que necessita. E onde estão os livros?
Livros! Livros! Livros! Palavra mágica que equivale a dizer: "amor, amor", e que os povos deviam pedir como pedem pão ou anseiam por chuva pós semearem.
Quando Dostoiéviski, pai da revolução russa muito mais que Lenin, se encontrava prisioneiro na Sibéria, isolado do mundo, retido entre quatro paredes e cercado de desoladas extensões de neve infinita, em carta à sua família pede que o socorressem: "Enviem-me livros, livros, muitos livros, para que minha alma não morra!"
Tinha frio e não pedia fogo; sede e não pedia água; pedia livros, ou seja, horizontes, escadas para subir ao ápice do espírito e do coração. Porque a agonia física, biológica, natural de um corpo faminto, provocada pela fome, sede ou frio, dura pouco, mas a da alma insatisfeita dura toda vida.

Lindo não!!! Tenham uma tardinha linda!
Beijos! Até...


12 comentários:

  1. Ficou lindo, adorei!
    e a musica combinou :)
    beijinhos querida e um lindo dia pra vc,
    So *Ü*

    ResponderExcluir
  2. Oii Deise! Estou adorando suas postagens culturais, nem tinha ouvido falar desse livro, mas adorei. Tem um rap brasileiro que diz "Você deve comprar arroz e flores. Arroz para ter como viver e flores para ter pelo que viver." acho que fecha um pouco com o que você diz.
    E liiindo o bordado!
    Bjos! Rafa H.

    ResponderExcluir
  3. Que bordado lindo!

    Ai... e eu estou ansiosa pelo Verão!!! =D

    ResponderExcluir
  4. Deise, amei esse post ! isso mesmo , concordo plenamente com o autor deste livro ! infelizmente os livros sao caros no Brasil e o povo tem fome de cultura, infelizmente nao aprendemos esse desejo de conhecimento quando eramos pequenos, espero que isto tenha mudado no Brasil, pois aqui a cultura esta até nos queijinhos que comemos com aperitivo, tudo tem perguntas de conhecimentos gerais, e todo mundo aprende, mesmo a criançada, os meus adoram esses queijinhos por causa das perguntinhas. Aqui na França livro é muito barato, o povo lê e come livros, um dia vou tirar fotos dos jovens sentados no chao dentro das lojas lendo livros, no Carrefour durante o verao, (férias nacional), a gente vê uma criançada tudo sentadinha no chao lendo enquando os pais fazerm compras, é incrivel como eles gostam de ler , meus filhos leêm em média 8 livros de +/- 100 paginas por mês , eu acho isso o maximo !
    beijinho carinhoso

    ResponderExcluir
  5. Lindona, vc disse tudo!
    Já diziam os Titãs: "a gente não quer só comida" Teve uma conhecida minha aqui que organizou uma coleta de livros infantis para as escolas da região serrana que foram destruídas pela chuva, ela fez uma narrativa linda das crianças manuseando e lendo os livrinhos que receberam.
    Eu sabia que vc ia gostar do texto, Clarice alimenta nossa alma.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Vc borda muito lindo... adorei. e seu texto sobre tragedia do Japão é mesmo comovente.. Como somos felizes. bjo

    ResponderExcluir
  7. Gosto do Frei Betto tb! E esse barquinho e cia... lindos!
    Obrigada pela visita lá no blog. Terminei o ovo! Tá postado! Abs

    ResponderExcluir
  8. Oi Deise, faz sim..aquela bolsa é super facil e pratica!
    Depois me mostra, ok? :)
    beijinhos querida e bom Domingo
    So *Ü*

    ResponderExcluir
  9. Olá querida,

    Muito bonito o bordado do barquinho....e interesante o artigo...eu também acho q uma pessoa nao vive somente d alimentar o seu corpo, si nao q também é necessario alimentar a alma....e nao só lendo livros e livros, mas também lendo as coisas interesantes q escrevem as amigas, eu acho q tudo depende d como a gente vê as coisas....se aprende muito lendo, e nos damos conta q temos muitas coisas ainda por aprender....Gracias por compartir esta leitura para evoluçao d nossas almas....

    Beijos,
    Lany

    ResponderExcluir
  10. Como diz o pessoal do gueto, " 'miga, vamo combiná", né, que o Dostô era tudo e o Lenin era um chato! Affff! Fiz História na Federal Fluminense, era toda engajadona. Naquela época, achava o cabeça de mosquito o máximo. Hoje em dia (a gente só aprende a viver depois dos trinta e poucos!), vejo que Dostoiévski é que era o cara! Claro, livros, sim, senhor! Pensar só em economia gera fisiologia, que é um dos grandes males da nossa época.

    Sobre o João Gilberto, ah, sou das que gostam da Bossa Nova. hehehe! Nara Leão, Maria Cleusa... Coisa boa! Mas você sabe o que os paulistas da gravadora do João Gilberto falaram quando receberam pela primeira vez o moço carioca de voz suave e jeitinho tímido? "O quê? E é essa a merda que o Rio nos manda?" huahhahahahaha! Como eu disse, o tempo, o tempo! Que beleza é o tempo para a nossa percepção das coisas.

    Aliás, João Gilberto, de tímido, só tem o jeito, pelo que soube. Na estreia dele no Tom Maior, aí em São Paulo, reclamou do som várias vezes até que, por fim, saiu p**o da vida, na frente do público, xingando, dizendo que lá, com aquela acústica, não havia condições de tocar. hihihihi... Bar... bar... quinho? Não. Barraco!

    Enfim, sobre seu barquinho. Seus bordados são tão lindos! E suas fotos são perfeitas! Adoro como mostram os detalhes tão bem executados de cada um dos seus trabalhinhos. O barquinho não foi exceção.

    Beijocas, lindona!

    PS: Sumi um pouco, mas aparecerei. Vou te escrever lá para o Hotmail ainda esta semana.

    ResponderExcluir
  11. Adoreeeei ver esse barquinho - que já conhecia e achei fofíssimo na época - lá na Galeria! Bom carnaval...! Abs.

    ResponderExcluir

Olá amiga!
Que bom ter sua visita!
Me deixe seu email ou endereço do blog assim retribuo sua visita!
Beijos!
deise PAES